Notícias

Dicas para quem mora em apartamentos pequenos, e como utilizar melhor o seu espaço.

Dicas para quem mora em apartamentos pequenos, e como utilizar melhor o seu espaço.

Especialista em espaços pequenos, o arquiteto Graham Hill aponta erros comuns.

Para acertar, inspire-se na idéia do arquiteto de Casa Pro.

Para ter uma vida boa, não é preciso uma casa grande nem muitos móveis. Aliás, talvez você ganhe um cotidiano mais fácil depois de limpar sua casa de alguns objetos e mudar-se para um local menor.

É isso que defende o arquiteto Graham Hill, fundador da Life Edited, uma empresa de design para quem mora em espaços pequenos. “Estamos confundindo espaços grandes com qualidade de vida”, resume o profissional, que ajudou a projetar apartamentos de 19 m² em São Paulo e vive em um de 38 m², em Nova York.

 

Perguntamos a Hill erros comuns de quem mora em espaços pequenos, ele nos responde:

 

ERRO: Não planejar a casa de acordo com suas necessidades. Se você recebe visitas raramente, as cadeiras a mais na sala apenas desperdiçam espaço. Vale à pena encontrar-se com os amigos e parentes em um parque ou restaurante. Caso nunca leia os livros que guarda, vale à pena doá-los e liberar espaço nas prateleiras.

COMO EVITAR: Faça escolhas. “Você precisa decidir o que é mais importante para você”, diz Hill. Reflita sobre seu estilo de vida e escolha quais objetos vale à pena manter e quais funções a casa deve comportar. Se você não souber suas reais necessidades, perderá espaço e qualidade de vida.

UM BOM EXEMPLO: Sala integrada à cozinha. Para aumentar o espaço, à arquiteta Maristela Bernal abriu mão das divisórias entre sala e cozinha. Integrar sala de estar, cozinha e home-office significou, é claro, abrir mão das fronteiras entre esses cômodos. O espaço de 14,5 m² fica em um apartamento de Salvador.

 

COMO EVITAR: Antes de comprar, pergunte-se se realmente precisa do objeto. E se a necessidade for emocional? “Você precisa mudar essa necessidade, caso vá viver em um espaço pequeno”, afirma o arquiteto Graham Hill, especializado em espaços pequenos.

               

                Com essas dicas fica mais fácil organizar e deixar aconchegante um ambiente pequeno, para reunir as pessoas em que estão em evidência no seu dia-a-dia.

 

 

 

Site: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida